Lipocavitação riscos e contra indicações



Riscos da lipocavitação – Esclarecimentos

Como qualquer nova tecnologia, a lipocavitação está na moda. E é muita a euforia em volta da “nova lipoaspiração sem cirurgia”.

Por solicitação de alguns leitores  vamos esclarecer um pouco mais sobre o procedimento da lipocavitação e falar sobre os seus riscos e contra indicações.

Devemos adotar um a posição critica e prudente, sobre tudo o que surge de novo. Embora os resultados da lipocavitação sejam anunciados como sem riscos ou contra indicações,  a verdade é que devemos ser prudentes, tudo tem um risco associado, mesmo que mínimo.

Para melhor entender o que acontece com este sistema, vamos ver como funciona, tentando abordar o lado dos riscos e contra indicações da lipocavitação.

lipocavitacao Lipocavitação riscos e contra indicações

Cavitação é um efeito físico exercido pelo ultra-som em meios líquidos, portanto, seu efeito sobre a gordura é determinado pela concentração de líquido que ela contém. Isso explica porque é que ela é eficaz em alguns pacientes e áreas do corpo e noutros não.

O que faz com o dispositivo de lipocavitação é uma ruptura da membrana celular dos adipócitos (células gordas), quando expande o líquido (água-plasma) que está dentro (vacuolização ou microbolhas). Isso cria uma saída e libertação da gordura saturada, que será posteriormente absorvida pelo sistema linfático (um sistema paralelo ao sangue que absorve o excesso de líquido entre as células e o devolve à circulação). Não há certeza de que os ácidos gordos sejam de facto, eliminados pela urina, como é anunciado por muitas marcas.

É fácil entender que a lipocavitação é útil, mas não pode ser utilizada de ânimo leve.

Lipocavitação contra indicações:

  • Pacientes com falhas ou danos nos rins
  • Diabéticos
  • Grávidas
  • Pacientes com insuficiência hepática
  • Pacientes com obesidade mórbida
  • Pacientes com doença cardíaca ou história de acidente vascular cerebral.
  • Trombose venosa ou embolismos gordos.
  • Estados de hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia.

Isso não significa que o sistema não funcione, na verdade, ele pode ser muito útil e ter um lugar no arsenal do médico especialista. Um especialista pode tirar partido desta solução estética, mas não uma pessoa inexperiente que só sabe o que o vendedor aconselhou, e que não considera o estado anterior do paciente, e a sua história e riscos.

Para perceber como funciona a lipocavitação assista a este video colocado a seguir. É um vídeo promocional de um aparelho de lipocavitação.

lipocavitação está indicada para pacientes jovens, saudáveis, com gordura localizada e não extensa, com um estado nutricional adequado, que façam atividade física regular. Pacientes que não querem perder peso, mas apenas modelar uma área do corpo em particular.

Sempre que há um novo procedimento no mundo da estética, surge um grande interesse à sua volta. Devemos, contudo, ser um pouco cautelosos pois se realizados de forma inadequada podem ser potencialmente perigosos para a saúde. Por outro lado se realizados corretamente, podem conduzir a uma grande mudança e uma melhoria acentuada, na silhueta de nossos pacientes.

Só o passar do tempo dirá se de fato quais os verdadeiros riscos da lipocavitação e as verdadeiras contra indicações.

Artigo baseado em: http://cirugiaplastica-esteticadealicante.blogspot.com/2010/10/lipocavitacion-mentiras-y-verdades.html





Categorias: Contra-indicações | Tags: , , | 55 comments



estetica/468x60.gif

Comentários (55)

  1. gostaria de saber se ha algum risco de fazer lipoaspiraçao,quando a pessoa tem pinos nas pernas???

  2. quero saber se há alguma clinica aqui em Poços de Caldas que faça este procedimento, lipocavitação, e se há, em qual clinica? obrigado.

  3. tive trombose venosa do dedao do pe esquerdo ate na virilha, posso fazeresse procedimento? tenho risco de trombisar novamente? tenho mutacao genetica e sou homozigoto!

  4. a trombose q tive foi a quatro anos.fui curada em nome de Jesus, mais tenho medo de dar trombose novamente. Entao por favor se puderem responder ficarei grata.

  5. Oi eu tenho e trato de hipotiroidismo, não teria problema de eu fazer, meu maior problema são os braços. Obrigada !

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *